domingo, 18 de setembro de 2011

A NOSSA CAMINHADA 2/2



Números 13
Finalmente o povo chegou às portas da terra prometida. Deus mandou doze espiões (só dois tinham a visão certa).

E Deus fartou-se da murmuração do povo.

Deus disse: “Então eu estou sempre a mostrar o meu poder, não houve um único de vós que durante os anos de caminhada adoecesse, ou passasse fome, os sapatos e a roupa não se estragaram, e vocês não viram isso? Esqueceram-se de quem Eu sou? Se eu vos disse que vos dei a terra prometida é porque já vos dei!”


Então esses que não acreditaram (e o que eles representavam), andaram às voltas no deserto até morrer.

E os filhos sofreram na pele esses 40 anos (Para que a Palavra se cumprisse!)

Os outros dois disseram: “…Se Deus é por nós, qual é o problema?...” (Romanos 8:31 a 37)

Eis um grande segredo: Precisamos ter um espírito igual ao de Josué e Caleb!!!

Quando somos confrontados com o inimigo, não vamos fazer de conta que não existe. (Não nos podemos deixar derrotar)

Confrontamos: “…O problema está ali, é verdade… Mas o meu Deus também está aqui ao meu lado. E eu com Deus sou maioria!!!”

Depois destes 40 anos, no deserto, Moisés deixa a liderança a Josué

E com Josué no comando, o povo foi então conduzido ao norte, para atravessar o jordão

Porque é que não entraram na Terra Prometida pelo sul e foram entrar pelo norte?

1) Para atravessar o Jordão! (Josué 3:5 a 17) (Josué 4:1 a 11)

A passagem do Jordão foi a consagração do povo e da liderança

As pedras serviram para edificar um memorial – agradecimento e Acção de Graças

2) Para enfrentar os maiores medos e os Gigantes (filhos de Anaque)

Deus leva-nos sempre a enfrentar os nossos medos, mas Ele está connosco!

De nós Ele espera sempre: Obediência, Santificação, Consagração, Acção e Animo!

Depois da Caminhada do Egipto até ao Mar Vermelho
Depois da Caminhada do Mar Vermelho até ao Monte Horebe
Depois da Caminhada do Monte Horebe até à Fronteira da Terra Prometida
(Permanência no deserto, devido a desobediência)
Caminhada até ao Norte, ao Jordão
Travessia do Jordao
Guerra contra as cidades fortificadas e os Gigantes

Por fim, a Terra Prometida era deles

Mas mesmo assim tinham receio de tomar posse do que era deles (Josué 18:3)

Nem expulsaram a totalidade dos inimigos de Deus (Josué 16:10)

Ainda assim, deram valor? Não!

Isto serve para nós aprendermos! Temos de dar valor!

 
Mateus 24:10


Pst. João Viegas
Lealdade - Compromisso - Excelência ®

Sem comentários:

Enviar um comentário