segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MINISTROS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS E MINISTROS INFIÉIS

pastor11

Por: Ap. Fernando Luis Pinto


"Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência. "Jeremias3:15
Introdução:
Ultimamente têm surgido clamores de igrejas, tanto aqui na Alemanha como na Europa no geral onde o procedimento de vários pastores é completamente contrário aos princípios da palavra de Deus.Por esta razão faz-se necessário uma exposição resumida dos princípios bíblicos quanto a esta questão, bem como verificar os procedimentos que a palavra de Deus aprova ou condena.



1-PRINCÍPIO BÍBLICO DE LIDERANÇA
Em primeiro lugar, os nomes dados ao Ministério conforme está escrito em Efésios 4: 11 não aparecem na Bíblia como sendo uma profissão, e sim como um ministério. Em Atos 20:17 e 28 aprendemos que os lideres que Deus colocou na igreja deveriam pastorear o rebanho. Pastorear não é exercer um cargo, e sim cuidar do estado espiritual daqueles que foram salvos por Cristo Jesus.
Paulo falou: Atos 20:28 "Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual o Espírito santo vos constituiu Bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu próprio sangue. " Atos14:23 "E promovendo-lhes em cada igreja a eleição de presbíteros(plural) depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" Tito 1:5 b"...bem como, em cada cidade constituísses presbíteros, conforme te prescrevi."
Notamos em todas estas passagens que o Novo testamento ensina que cada igreja deve ter um líder e uma liderança e que eles em conjunto tem a responsabilidade de Pastorear o rebanho de Deus.
A Palavra de Deus nos diz, por exemplo, nas cartas escritas ás Igrejas sempre começa por E ao Anjo da Igreja, ou seja, não diz aos anjos da igreja não .... tem de haver um líder onde ele e seu corpo Eclesiástico tratam dos assuntos de ministério.
Naturalmente numa igreja nova isso levará alguns anos, até que a igreja tenha vários presbíteros, porém este sempre deve ser o objetivo.
É anti-biblico fazer o que se faz nas Igrejas aqui na Alemanha que o líder é um irmão da Igreja que assume a responsabilidade o chamado HAUSLEITER isto não é assim Deus fala ao Líder e o mesmos passa a visão para a liderança.
As diferenças entre uma liderança dentro dos princípios bíblicos e dentro dos princípios egoístas e carnais são explicadas com bastantes detalhes, tanto no Velho como no Novo Testamento. Queremos fazer uma comparação entre os dois tipos de Ministros.
2-MINISTROS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Já mencionamos que o pastorado não é uma profissão é um ministério. Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim " ama-me mais do que estes outros?"João 21:15,17. Quem ama a Jesus também amará aos que foram resgatados por Jesus, e os tratará como Jesus os tratou.
Vamos ver algumas características do pastor segundo o coração de Deus:
Primeira característica-
Auto entrega” O bom pastor da a sua vida pelas ovelhas. "João 10:11. Este foi o exemplo que Jesus nos deu. O apóstolo Paulo nos da um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheia de problemas, e até fazendo oposição ao ministério como foi o caso dos coríntios.A estes Paulo escreve: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol de vossas almas.Se mais vos amo, sereis menos amado?".II Coríntios 12:15. O pastor segundo o coração de Deus não tem pena de si ele se entrega e se gasta em prol das ovelhas de Cristo.
Segunda característica-
Preocupação com a restauração de cada um individualmente. A parábola da ovelha perdida nos mostra este fato-"Que vos parece? se um homem tiver em ovelhas e uma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se, porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta , do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.Assim pois, não é a vontade do nosso Pai Celeste que pereça um só destes pequeninos". Mateus 18:12-14. Qualquer pastor segundo o coração de Deus fará de tudo para recuperar pessoas que estão se afastando do rebanho.
Terceira característica
O pastor segundo o coração de Deus não se coloca em evidência, e sim, prega a Cristo:"Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus." II Coríntios 4:5. O pastor segundo o coração de Deus sempre ha de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus. Em Noites de Glória na Igreja sede onde Ministro aos Domingos vários irmãos já me viram fazer de tudo um pouco desde aspirar a chão, fazer de porteiro, no projetor etc. Eu sou o Líder e Fundador deste Ministério e sendo a Apóstolo dele eu podia dizer eu não eu SOU, ma como lideres devemos dar o exemplo eu tenho visto mesmo na nossa Igreja pessoas que realmente não fazem mesmo vendo que esta para ser feito não o fazem mas a esses Deus estará fechando a torneira da benção.
Quarta característica
O pastor segundo o coração de Deus não age como dominador sobre o rebanho, antes serve como exemplo: nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelo do rebanho'.IPedro5:3.O bom pastor anda na frente do rebanho, como seu exemplo e as suas ovelhas o seguem.
3-PASTORES INFIÉIS
A Bíblia nos fornece muitos elementos pelos quais se pode reconhecer o abuso neste ministério, tanto no Novo como no Velho testamento.
Quais são as características de um "pastor" infiel"?
Primeira característica
Não busca ao Senhor para saber a sua vontade;" Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscam ao Senhor, por isso não prosperam e todos os seus rebanhos se acham dispersos". Jeremias 10:21. O "pastor" que não se orienta pela palavra de Deus pode manter o domínio sobre o rebanho por algum tempo mas aos poucos o rebanho vai se dispersando.
São verdadeiramente cães como nos diz em Apocalipse 22: 15 " Ficarão de fora os cães " etc. mas quem são estes cães se sabemos pela palavra de Deus que a Glória de Deus só esta aberta ao ser humano salvo e lavado pelo sangue do Cordeiro de Deus.
Então Deus falou ao meu coração para ler a resposta a esta afirmação de Apocalipse 22:15 venha então ler a resposta direta sem rodeios Isaias 56: 11 " E estes cães são gulosos, não se podem fartar: e eles são pastores que nada entendem, todos eles se tornam para seu caminho, cada um para sua ganância e cada um por sua parte.
O Pastor infiel sempre tenta trabalhar a sós, não quer trabalhar em unidade, são gulosos recebem pastores em seu ministério não abençoam nem com uma oferta de amor só pensam em juntar dinheiro para fazer suas férias, comprar seus bens etc
Segunda característica
Ele apascenta a si mesmo: "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vesti-vos de lã e degolais o cevado mas não apascentais as ovelhas". Ezequiel 34:2-3. O "pastor" infiel sempre está interessado em defender os seus direitos: seus salários, seu dia de descanso, sua privacidade, sua família. Gasta a maior parte do tempo cuidando de seus próprios interesses.
Terceira característica
Ele não apascenta as ovelhas: "A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornaste a trazer e a perdida não buscaste....". Ezequiel 34:4. O "pastor" infiel faz poucas visitas aos membros, deixa os fracos na sua fraqueza, deixa os feridos "espirituais" sem cuidar da sua recuperação e não vai atrás dos que estão se afastando. Mesmo quando procurado, sempre acha alguma desculpa para não atender aos que necessitam de cuidado espiritual. Ele não quer ser perturbado em seu descanso.Mas faz questão de um bom salário.Quando faz visitas, costuma visitar não os que necessitam, mas os que o apóiam na sua posição.
Quarta característica
Ele exerce domínio sobre o rebanho: "Mais dominais sobre elas com rigor e dureza". Ezequiel 34:4b. O pastor infiel age como se fosse dono da igreja e considera obrigação de todos os demais como sendo a mera obediência às suas ordens. Ele desobedece frontalmente a ordem de Deus" Não como dominadores sobre o rebanho....". IPedro5:3.
Quinta característica
Ele quer ter a primazia: "Escrevi alguma cousa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida."III João 9. O pastor infiel, não quer ser um servo da igreja (II Coríntios 4:5), mas quer ser um chefe na igreja. Não aceita ser um co-presbítero com os outros ( o outros escrevem para ajudar ( III JOÃO 9 ) para não perder o seu domínio sobre a igreja.
Sexta característica
Ele não dá acolhida na igreja a pessoas que não apóiam sua ditadura: "Não nos dá acolhida". III JOÂO 9b. Ele faz de tudo para evitar qualquer contato de membros com pessoas de fora que poderiam ajudar a igreja a retornar aos princípios bíblicos.
Sétima característica
Ele difama e faz calúnias contra pessoas que tentam ajudar a igreja: "...proferindo contra nós palavras maliciosas" III JOÂO 10b. Ele não pode provar com a Bíblia que esta certo, então procura desacreditar outros obreiros que poderiam ajudar, levantando calúnias contra eles.
Oitava característica
Proibe a igreja de manter contato com pessoas que não apóiam sua posição anti-biblíca. "E não satisfeito com essas causas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los...."III JOÃO 10b. Ele faz de tudo para isolar qualquer pessoas que poderia ameaçar seu domínio.
Nona característica
Expulsa os insubmissos à sua ditadura da igreja: "E os expulsa da igreja..."III JOÃO 10c. O "pastor" infiel não tem a mínima preocupação com a manutenção de membros da igreja que poderiam ameaçar a sua autoridade. Não faz nenhum trabalho espiritual de recuperação, não segue os princípios de Mateus 18:15-17, simplesmente se quer ver livre dos que não apóiam a sua posição autoritária e os expulsa sumariamente.
4-CONSEQUÊNCIAS PARA A IGREJA QUE TOLERA UM PASTOR INFIEL
Os membros se espalham: "Assim se espalham por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda terra, sem haver quem as procure ou quem as busque. "Ezequiel 34:5-6. Numa igreja onde Cristo, o cabeça, é substituído por um "pastor" ditador fatalmente o rebanho se espalhará.
5-CONSEQUÊNCIAS PARA OS "PASTORES"INFIÉIS
Deus vai dar termo ao seu pastoreio: "Assim diz o senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores, e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo ao seu pastoreio, e não se apascentarão a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca , para que já não lhes sirvam de pasto". Ezequiel34:10. Um pastor ditador pode se manter por algum tempo no trono, porém o dia vem quando Deus mesmo o afastará do seu ministério. Convém lembrar mais uma vez que toda a liderança da igreja é responsavél perante Deus quando permite que se crie uma situação dessas. A toda liderança é atribuída o cuidado pelo rebanho (Atos 20:17a28) e cada um dará contas a deus pelas pessoas que foram espalhadas.
Aos membros e igrejas cujo os guias realmente velam pelas vossas almas queremos deixar o texto de Hebreus 13:17: "Obedecei a vossos guias(plural)e sede submissos para com eles: pois velam por vossas almas como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria não gemendo; porque isto não vos aproveita a vós outros."
Aos obreiros recomendamos que examinem seu ministério e se tem procedido de tal forma , que por sua causa os membros se espalharam, que tenham a humildade de confessar o seu pecado e procurar reintegrar os que foram dispersos. Pois conforme lemos em Hebreus 13:17; "Nós obreiros daremos contas a Deus pelas almas dos que nos foram confiados".

Sem comentários:

Enviar um comentário