segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Porqué do Apostólico Hoje na terra?

Por. Apóstolo Fernando L. Pinto

Vejo que a visão das Igrejas, Comunidades Apostólicas desde a reforma protestante no século 15 está tomando forma hoje em dia, basta analisar a maneira como cada Líder tem recebido essa visão Apostólica.



Novas formas e novos procedimentos em relação a:
- Governo da igreja local.
- Relacionamento entre igrejas e denominações.
- Finanças.
- Evangelismo.
- Missões.
- Oração e intercessão.
- Seleção e treinamento de lideres na igreja.
- A dependência da unção do Espírito Santo.
- Adoração.
- E outros aspectos importantes de vida da igreja.
E em todas as regiões do globo, o movimento apostólico ou redes apostólicas constituem o segmento de crescimento.
HÁ UMA NOVA CONSTANTE NECESSIDADE DE ODRES NOVOS:
Através dos tempos, a Igreja tem crescido e se expandido pelos continentes, século após século, mas a Igreja cresceu de varias formas, cresceu de uma forma no novo testamento, cresceu de outra forma no império romano antes de Constantino, de outra forma no império romano depois de Constantino, de outra forma na idade media de outra forma na reforma protestante, de outra forma na época da colonização européia nas Américas, de outra forma no pós - II Guerra Mundial, e de outra forma em nosso tempo, e em cada fase nova da igreja em sua historia, um novo odre sempre foi requerido para conter o novo mover do Espírito Santo.
Quantos lideres cristãos estão realmente preparados para tais mudanças? Estamos prontos para ouvir o que o Espírito está dizendo a Igreja hoje? Apoc. 2:11. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito esta dizendo a Igreja.
PORQUE “APÓSTOLO”?

1- Cristianismo como no novo testamento.
As novas igrejas apostólicas refletem o estilo de igreja do no testamento, pelos seus princípios de contextualizar com a cultura contemporânea.
2- Prioridade em alcançar o perdido.
A- Seu negocio principal como uma obsessão é de alcançar e discípular o perdido.
B- Como os antigos apóstolos e as igrejas que eles implantaram, eles alcançaram comunidades inteiras.
C- Para alcançar estas populações, eles adaptaram suas musicas, linguagens, liturgias, estilos de lideranças para contextualizarem a cultura.
D- São norteados pelas experiências, e não por teorias.
3- Por causa dos dons e a função do apóstolo. Reconhecem a restauração dos dons e função do apostolo como vivos e atuais nas igrejas hoje em dia, e esta é a mais radical diferença entre a igreja tradicional e a igreja apostólica.
- Do velho para o novo
- De Cristo como Salvador, para Jesus como Senhor.
- De Jesus o cordeiro, para Jesus o leão de Judá.
- Da cruz para a coroa.
- Da justificação para a santificação.
- De salvos da morte, para salvos para a vida.
- De vivendo no deserto, para atravessando o Jordão.
- De fazendo orações, para orando em espírito.
- De temendo o diabo, para fazendo guerra espiritual.
- De treinamento, para unção ou impactação.
- De culpa pelos pecados, para vitória sobre o pecado.
- De liturgia, para espontaneidade.
- De órgão de tubos, para teclado digital.
- De hinos, para cânticos de louvor e adoração.
- De predizendo ou prognosticando, para profetizando.
- De falando, para mostrando.
- De vendo e ouvindo, para discernindo.
Igrejas orientadas por visões e valores. Lideres apostólicos vivem no futuro.
Líderes tradicionais sonham com o passado, vivem no presente e tem medo do futuro, lideres apostólicos apreciam o passado, vivem no presente e sonham com o futuro.
Nos molda para o que somos hoje, e o hoje nos adestra para o que seremos amanha.
No futuro teremos três tipos de pessoas:
Aqueles que deixaram as coisas acontecerem,
Aqueles que fizeram as coisas acontecerem,
Aqueles que ficarão perguntando: o que aconteceu?
Quanto mais difuso a visão, mais fraca se torna a organização.
Onde não existe um líder para lançar a visão, a visão se torna tão difusa que esta próxima de se tornar irrelevante, Oseías 4, 6
Quando os lideres tem a liberdade e a permissão eles podem ser criativos como Deus quer que eles sejam, eles podem assumir riscos, eles podem cometer erros, eles podem explorar novos territórios, eles podem colorir fora das linhas, eles podem derrubar as barreiras, eles podem destruir padrões religiosos, podem sacudir o Status e podem quebrar as regras
Para compreendermos o ministério apostólico precisamos compreender cinco questões cruciais, e que estão descritas no livro Terremoto na igreja do Dr. Peter Wagner, hoje sendo reconhecido também como um apóstolo nos USA e internacionalmente.
1. O QUE É UM APÓSTOLO?
Apóstolo vem da palavra grega apóstolos, que é correspondente do verbo apostello, que significa, enviar com um propósito particular e com uma comissão específica daquele que está enviando. E quando isto acontece o enviado possui plenos poderes de ser como o representante pessoal daquele que o envia, e no grego antigo apostello significava ser enviado com uma autorização divina.
O novo testamento usa a palavra Apóstolos para os 12 apóstolos chamados pessoalmente por Jesus, mas no mínimo mais 12 também foram chamados de apóstolos, Andronicus, Apolo, Epafroditus, Tiago (irmão de Jesus), Junia, Matias, Paulo, Silas, Timoteo e outros.
APÓSTOLO É UM DOM ESPIRITUAL:
Apóstolo é um dom espiritual, que esta relacionada entre outros dons espirituais em I Cor. 12.28. E a uns pos Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Também estão listados em Efésios 4:11. em uma lista de tipos de indivíduos que Deus concede a igreja como dons ministeriais, onde são constituídos como funções na igreja. E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
Sendo tecnicamente correto afirmar que o individuo que possui na igreja a função de mestre, dom ministerial de mestre, possua o dom espiritual de ensino, a pessoa que possua a função de profeta, dom ministerial de profeta, possua o dom espiritual de profecia como uma qualificação principal para exercer esta função especifica.
IMPORTANTE. Diferença profunda entre função e cargo.
Função está relacionada com o papel ou tarefa a cumprir, diferente de cargo que está relacionado com posição ou titulo e poder.
Homens buscam o poder de um cargo ou titulo, mas os servos de Deus buscam cumprir a vontade de Deus, exercendo os seus ministérios com dignidade e autoridade que é delegada por Deus e não conquistada por méritos humanos, autoridade que é reconhecida e apreciada.

A palavra chave nesta definição é AUTORIDADE, pois isto nos ajuda a evitar um erro muito comum que as pessoas fazem ao confundirem o dom do apóstolo com o dom de missionário.
Note o contraste entre Paulo e Pedro, ambos eram judeus, ambos eram apóstolos, mas Pedro não era um apóstolo trans-cultural, ele era o apóstolo da circuncisão, para seus patriotas judeus, Paulo era um apóstolo primariamente da incircuncisão, os gentios, que possuíam uma cultura completamente diferente da qual Paulo foi criado.
Pedro tinha o dom de apóstolo, mas não tinha o dom de missionário, Paulo tinha os dois dons de apóstolo e de missionário.

ERROS E IDEIAS QUE SE TEM EM RELACAO A APOSTOLOS

Algumas pessoas pensam que apóstolos podem brilhar no escuro, mas não podem.
Existem aqueles que pensam que uma pessoa pode ser perfeita e infalível para ser um apóstolo, mas precisamos compreender que todos os dons ministeriais são dons da graça. Eles são dados por Deus pela graça e não alcançados ou adquiridos por algum mérito ou esforço humano.
Para ser Apostolo tem de ter uma multidão de membros, isto não é verdade veja a multidão que tinha Pedro ou outro qualquer quando Jesus os chamou de Apóstolos?
Temos sido acusados por alguns Irmãos que pensam que sabem de tudo, mas são uns cabeçudos, querem dar uma lição ao Homem de Deus e eles próprios têm vidas tortas.
Qual era a Igreja que o Ap. Paulo era o pastor?
É também importante compreendermos que apóstolos são seres humanos, eles também passam por bons dias e por maus dias, pois não possuem natureza divina, eles também cometem erros.
2. EXISTEM APÓSTOLOS HOJE EM DIA?
Nas ultimas décadas tem diminuído muito o número de pessoas que advogam a posição de que muitos dons ministeriais que estavam em perfeita funcionalidade na igreja primitiva, cessaram no final da era apostólica com a finalização do cânone do novo testamento.
Outros advogam que embora o dom ainda persista nos dias de hoje, não devemos usar o titulo de apóstolo, pois o titulo de apóstolo parece ter um anel de glória e autoridade, onde os apóstolos verdadeiros nunca deveriam reivindicar.
Encontramos em Efésios 4; 11 E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
Eu pergunto Quem foi que deu? A resposta é FOI DEUS e quem é o homem para dizer que Deus no ano 2007 não é igual e não decreta a mesma Palavra?
Eu pessoalmente creio que Jesus antes de vir buscar sua Igreja os cinco pilares da Igreja que esta descrita em Efesios 4; 11 estarão em funcionamento.
Durante anos a Igreja só consagra ao Ministério Pastores e Evangelistas e porqué?
Tem gente que eu falo quando estou com ministrando para pastores e digo que certa altura falei com o conhecido Pastor Marcos Feliciano e lhe disse que ele para mim o vejo como um Profeta do qual ele concordou.
Tem muito ministro que foi consagrado a Pastor, mas ele tem um ministério de ensino ou seja de Mestres ou Doutores.
Outros com cargos de Evangelistas são verdadeiramente uns Apóstolos, enfim entende?
Na prática podemos confortavelmente reconhecer em nosso meio lideres com títulos de pastor, evangelista, e até professor ou doutor, mas não nos sentimos tão confortáveis para reconhecer o profeta, ou apóstolo, mais por causa de nossas tradições do que por uma exegese bíblica.
Reconhecemos muito bem atualmente o termo evangelista, mas não era tão bem aceito nos tempos de Charles Finney que viveu entre 1825 – 1875 na realidade Finney criou uma grande controvérsia quando aceitou a função de evangelista.
A FUNÇÃO DE APÓSTOLO:
É importante compreendermos que uma coisa é a função e a outra é o dom de apóstolo. Qualquer função advem do reconhecimento público pelo corpo de Cristo, de que um individuo possui um determinado dom e que é autorizado a ministrar este dom de um modo oficial. Estamos muito acostumados com a ordenação de pastores, quando oficialmente lançamos pastores em um ministério com reconhecimento público.
O mesmo principio deve ser aplicado para o apóstolo.
Cristo deu a igreja alguns para serem apóstolos, não para exercer ocasionalmente este dom espiritual. Apóstolos devem ministrar como embaixadores de Cristo, sendo como o próprio ministério apostólico que Jesus exerceria se Ele ainda estivesse aqui pessoalmente.
3. QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS APÓSTOLOS?
Atos 3:19-21. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo, que já dantes vós foi pregado.
A igreja como noiva de Cristo está se restaurando e amadurecendo nos últimos séculos no processo de preparação para realizar a tarefa da grande comissão.
Com John Wesley foi restaurada a doutrina da necessidade de santidade do cristão. I Cor. 12:28. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Mateus 19:30. O próprio Jesus profetizou dizendo: Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.
Variedade de línguas foi restaurada com o derramamento do Espírito Santo, socorros e governos se seguiram com o estabelecimento e estruturação de denominações pentecostais como exemplo as Assembléias de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular, que se espalharam por todos os continentes.
Em 1940 e 1950 a restauração de curas e milagres, com o surgimento de vários evangelistas de cura em tendas.
Em 1970 a restauração dos doutores ou mestres, e o surgimento do mover intercessório.
Em 1980 o mover profético foi restaurado na igreja, e finalmente nos anos 90 se inicia a restauração do dom apostólico.
Isto não quer dizer que a igreja é perfeita, mas a igreja está muito mais preparada agora para avançar o Reino de Deus em uma velocidade e intensidade que não foi possível em outras gerações.
Eu creio que o inimigo tem pavor do apóstolo, como que ele teme a completa restauração dos ministérios na igreja.
A unção da igreja apostólica do novo testamento restaurada em nossos dias significará um tremendo impacto no reino das trevas.
Apóstolos abrem portas espirituais para o evangelho. Depois que estive nos Estados Unidos da América o Pastor me disse que desde esse dia portas espirituais foram abertas depois de um ato profético sobre os EUA veja em vídeos no Youtube procure APOSTOLO FERNANDO.
Colossenses 4:2-4. Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso, para que o manifeste como me convém falar.
Estamos vivendo em um momento critico, existe uma grande necessidade nesta geração do ministério apostólico com milagres, e atos e declarações proféticas, quando surgirem apóstolos aos milhares, seremos capazes de conquistar nações para Jesus Cristo, a grande colheita não pode ser feita sem a restauração destes ministérios.
4. COMO UM APÓSTOLO RECEBE AUTORIDADE?
Apóstolos possuem uma extraordinária autoridade espiritual, a iniciativa de todo o processo se inicia com Deus, da mesma forma que isto acontece com qualquer outro dom espiritual. Paulo explica da seguinte forma:
I Cor. 12:18. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
I Cor. 12:28. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Deus é quem indica, e a igreja apenas reconhece aquilo que Deus já determinou.
APÓSTOLOS SÃO LÍDERES COM CARISMA:
Carisma se aplica a certa qualidade de origem divina, que repousa sobre certo individuo de forma sobrenatural, concedendo-o qualidades, poderes e habilidades que não são normais em pessoas comuns.
Esta liderança carismática não pode vir de uma organização, como uma promoção em certa posição de liderança, não advem de nenhum sistema corporativo, mas diretamente de Deus.
Apóstolos possuem uma autoridade delegada para representar o reino de Deus de forma governamental e não de forma religiosa, com autoridade hierárquica concedida por homens, mas uma autoridade espiritual concedida por Deus.
A AUTORIDADE APOSTÓLICA É AVALIADA PELOS SEUS FRUTOS:
Jesus disse: Mateus 7:16, 20.
Por seus frutos os conhecereis.
Em qualquer dos cinco dons ministeriais deve-se seguir a seguinte regra:
1- Recebe a revelação de Deus. Chamado
2- Treinamento para o ministério, prática.
3- Evidencia de frutos. Frutos que permaneçam. Pois toda obra será provada pelo fogo.
5. QUAIS AS QUALIDADES DE UM GENUÍNO APÓSTOLO?
O termo genuíno apóstolo é usado nesta questão, para deixar claro que sempre existirão falsos apóstolos. II Cor. 11:13, 14. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Falsos profetas. Mateus 7:15. Acautele-vos, porem dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Falsos mestres, II Pedro 2:1. E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós também haverá falsos mestres que introduzirão encoberta mente heresias de perdição. Falsos pastores, João 10:12. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge, e o lobo as arrebata e dispersa.
Falsos evangelistas, Gálatas 1:9. Se alguém vos anunciar outro evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. - Apóstolos possuem um caráter piedoso.
Embora não encontremos no novo testamento uma lista especifica de qualificações de um apóstolo, contudo a qualificação do bispo se enquadra muito bem.
Ninguém poderá ser reconhecido como um apóstolo se não tiver as seguintes características:
I Timóteo 3:2-6. Irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento, que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia, (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) não neófito, para que se ensoberbecendo, não caia na condenação do diabo.
Genuína humildade é uma das principais características de um apóstolo.
Mateus 20:25,26. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles, Não será assim entre vós, mas todo aquele que quiser entre grande seja vosso serviçal.
Genuínos apóstolos são reconhecidos por seus liderados como servos, e quando isto acontece, a autoridade é liberada porque os seus seguidores crêem que qualquer decisão do apóstolo será sempre para beneficio deles. - Apóstolos são como pais.
Os que se relacionam com o apóstolo, o têm como um pai, e pais espirituais fornecem proteção, exemplo, correção, delegação de autoridade.
Isto é tão importante que irá fazer os filhos crescerem em fé, onde muitos serão liberados para exercerem seus próprios ministérios.
Todo pai sempre deseja que o filho seja maior que ele, o próprio Jesus tinha um coração de pai, pois desejava que fizéssemos obras maiores do que Ele próprio.
Apóstolos maduros são como pais, os pais estão sempre preocupados com o bem estar de seus filhos, e estão sempre mais preocupados com o sucesso dos filhos do que deles mesmos, verdadeiros apóstolos estarão sempre interessados em gerar filhos e filhas para o ministério.
I Timóteo 1:2. Timóteo meu verdadeiro filho na fé.
II Timóteo 2:2. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fieis, que sejam idôneos para também ensinarem a outros.
Ap. Fernando Luis Pinto
Fundador das Noites de Gloria
Fundador da FIMEA Fundação Internacional de Ministros Evangélicos na Alemanha

Sem comentários:

Enviar um comentário