segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O DEUS DA ALIANÇA

arco-iris-2187
‘Os Nomes de Deus’
A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA
Efésios 2:11
Gentios somos nós, que não somos da descendência carnal de Israel.
Circuncisão é um termo de aliança. Circuncisão era um corte. Ao oitavo dia o bebé era circuncidado e o sangue era derramado.
Pacto ou aliança de sangue é um acordo entre duas pessoas, selado com sangue.
Paulo ensina-nos que hoje a circuncisão não está na nossa carne, não trazemos no nosso corpo as marcas da aliança com Deus, mas a nossa circuncisão está no nosso coração, no nosso espírito. Jesus até hoje transporta no seu corpo as marcas da aliança.



Quando os povos faziam aliança de sangue (que começou no coração de Deus), eles faziam um golpe para derramar o seu sangue, depois punham cinza para não fechar, para ficar uma cicatriz aberta, uma marca. Quando alguém via essa marca sabia que a pessoa estava em aliança.
Jesus Cristo até hoje, traz em seu corpo as cicatrizes da aliança connosco.
Por isso temos à direita de Deus Pai um advogado de defesa que intercede por nós. Quando nós clamamos a Deus, Jesus mostra ao Pai as marcas da aliança e diz: “...Pai, por causa da aliança, tudo o que é meu é deles...” (Versículos 12 e 13)
Antes estávamos longe de Deus, mas agora estamos tão perto, que somos filhos de Deus! Ele está em nós, e nós estamos n’Ele.
Quando Deus entrou em aliança com Abrão, mudou-lhe o nome para Abraão. Porquê é que Deus lhe mudou o nome? Porque o nome é aquilo que a pessoa é! É a sua identidade, e quando Abrão entrou em aliança com Deus, Ele mudou de identidade. O mesmo sucedeu connosco (II Coríntios 5:17).
O próprio Deus muda de nome! Quando ele falou com Abraão a primeira vez disse: “...Eu sou o Senhor teu Deus o Todo Poderoso...”, mas quando 400 anos depois, quando falou com Moisés, ele apresenta-se com outro nome: “...O Senhor, Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob, me enviou a vós...” (Êxodo 3:15).
Hebreus 6:13 a 17
Deus, porque não havia ninguém maior que Ele (jurou por ele próprio), prometeu por si mesmo que vai cumprir a parte d’Ele na aliança que tem connosco.
É por isso que Deus assumiu vários nomes; porque cada nome é uma faceta do carácter de Deus. Cada nome é uma obrigação que Deus assumiu diante de nós, e em relação a nós.
Deus jura por ele mesmo, o que significa que se falhar, deixa de ser quem ele é.
ALGUNS NOMES DE DEUS
Os nomes de Deus são para nossa confirmação, de que ele fará aquilo que prometeu fazer.
YHVH – Tetragrama (Sopro de Vida; Inefável) – (Yud; Hêi; Vav; Hêi)
EL = Poderoso, Forte e Proeminente.
ELOHIM = Criador, Preservador, Ilimitado, Poderoso e Forte.
El SHADAI = Deus Poderoso, Todo Suficiente, Auto-Suficiente.
(Aquele que não está limitado às leis da criação. O criador ELOHIM criou leis, e uma das leis é o movimento da rotação da terra. A terra gira sobre o seu próprio eixo, e dá uma volta em 24 horas. Deus criou esta lei, e permanece até ao dia de hoje, mas um dia, Ele parou a terra quase um dia inteiro. Quem é que fez isto? O EL-SHADAI! Em outra situação Ele voltou a terra ao contrário, pôs a terra a rodar ao contrário durante um tempo, e depois voltou tudo ao normal. Ele é o EL SHADAI que não está limitado pelas leis da criação. EL-SHADAI é um nome da aliança, é um compromisso que Deus tomou para connosco. Se fôr preciso alterar as leis da natureza, ele vai alterar para vir em nosso favor. Outro exemplo: Quando o povo de Deus ficou entre o mar vermelho e o exercito de Faraó, EL-SHADAI entrou em cena para alterar a lei da criação. Ele tinha criado os mares e feito separação entre a água e a terra. Estabeleceu limites... mas naquele dia foi preciso alterar a lei da criação, para salvar o seu povo. Ele cumpre a sua parte na aliança!)
ADONAI = Senhor Soberano, Eterno, Pai
(aquele que se mistura com o homem. Deus está apaixonado por nós, ao ponto de dar a sua vida!)
JEOVÁ = o Deus da Aliança; Aquele que é; Senhor!
JAVE = É o mesmo que Jeová
EL-ELYON = Deus Altíssimo
EL-OLAN = O Deus Eterno. O Deus para além do tempo.
EMANUEL = Deus é Connosco (aquele que deseja a companhia do homem)
JEOVÁ-JIREH = O Senhor proverá
JEOVÁ- RAPHA = O Senhor que Sara
JEOVÁ-NISSI = O Senhor é a nossa Bandeira
JEOVÁ-SHALLOM = O Senhor é a nossa Paz
JEOVÁ-TSIDKENU = O Senhor é a nossa Justiça
JEOVÁ-REAH = O Senhor é o nosso Pastor
JEOVÁ-NAKAD = O Senhor te guiará
JEOVÁ-SCHAMAN = O Senhor está aqui
JEOVÁ-GENLAH = O Senhor que nos recompensa
JEOVÁ-SABAOTH = O Senhor dos Exércitos
JEOVÁ-TZUR = O Senhor é a nossa Rocha
Muitas pessoas são cristãs e não conhecem os nomes de Deus.

Outros pensam que Deus se chama apenas Jeová.

Deus tem outros nomes, e todos eles têm um significado importante.

Cada nome é uma faceta do carácter de Deus.

Cada nome é uma obrigação que Deus assumiu diante de nós, e em relação a nós.

Pst. João Viegas
Lealdade - Compromisso - Excelência ®

Sem comentários:

Enviar um comentário